Furar, quinar, dobrar, roscar - visita à MangualTécnica
Descrição da atividade
Nesta atividade, os alunos envolvem-se num contexto empresarial, realizando atividades práticas inerentes às desenvolvidas na empresa de metalúrgica MangualTécnica. Trata-se de uma visita na qual os alunos são desafiados a construir uma peça de metal, passando por várias etapas/processos de fabrico (furo, quinagem, dobra, roscagem). Para além do trabalho a efetuar na peça que recebem na chegada à fábrica, em cada etapa de produção, resolvem problemas de matemática cujas soluções estão relacionadas com a produção de peças em diferentes máquinas da empresa.
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Ficha de trabalho (ver Guião do Aluno)
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Coletes de identificação
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Camisolas da empresa
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Material de proteção a facultar para utilização de certas máquinas (por exemplo: luvas, óculos)
Reuniões com a empresa para conhecer as instalações, discutir conteúdos curriculares a abordar, problemáticas a suscitar, bem como questões logísticas relacionadas com a dinamização da atividade
Desenvolvimento do Guião do Aluno a usar no dia da dinamização da atividade, em articulação com a empresa
Perfil dos alunos
Aprendizagens essenciais
Guiões de atividade
Introdução
Em grande grupo, numa sala de reuniões da empresa, o diretor geral da empresa apresenta uma breve revisão do historial da empresa, o material que produzem e os diferentes tipos de matéria- prima, o processo fabril da MangualTécnica, particularizando as estações nas quais os alunos se vão envolver ativamente, a importância da mesma para a região e para o país, principais clientes e fornecedores, estratégias de negócio e planeamento futuro da empresa.
Desenvolvimento da atividade
Divide-se a turma em 4 grupos, sendo cada um acompanhado por um elemento da empresa e por professores.
À entrada da fábrica, cada grupo recebe uma peça que deverá ser trabalhada ao longo de 4 estações, em 4 máquinas diferentes, bem como a tabela de perguntas a responder em cada uma (ver Guião do Aluno).
Cada grupo segue um percurso devidamente identificado e ao longo deste um(a) funcionário(a) da empresa apresenta e explica o processo de fabrico.
Questionam-se os alunos acerca de organização, logística e operacionalização, entre outros aspetos inerentes à atividade da empresa:
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Porque se identificam as peças que chegam com a data e um número?
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Porque se usam caixas de transporte com uma determinada dimensão e com rolamentos pelo operador da máquina?
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Porque é que o corte que fazemos nesta peça tem uma amplitude X em detrimento de uma amplitude Y?
Quando o grupo chega a uma etapa identificada para realizar uma operação na peça previamente entregue, o operador de máquina explica e demonstra para que serve a mesma. Em seguida, solicita aos alunos que respondam à pergunta da estação em que se encontram. Alerta para todos os cuidados a ter no seu manuseamento e distribui o material de proteção necessário em função do equipamento a manusear (luvas, óculos de proteção). Os alunos executam a operação demonstrada na peça que lhes foi entregue.
Depois de passar por todos as estações, os alunos obtêm o produto final (peça com todas as operações realizadas).
Imaginando que a peça que conceberam teria sido um pedido da empresa que produz a Farmbot (máquina existente na Academia STEM), pede-se aos grupos que estudem a melhor forma de enviar a mesma para um cliente em Londres (Inglaterra). No plano a delinear terão de ter em conta aspetos como:
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Tipo de caixa (material e formato)
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Tipo de transporte (Mangualde – Londres)
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Custos, tendo em conta o câmbio EUR-GBP
Conclusão da atividade
Após a realização da atividade na empresa, pede-se aos alunos que, em grupo, reflitam sobre os impactes para a biodiversidade da ação humana necessária para extração de minerais indispensáveis à indústria metalúrgica. Deverão apresentar uma síntese de ideias que evidenciem os impactes, bem como de medidas a adotar para os minorar ou eliminar.
Aprendizagens essenciais
Evidence / Student action
- Discutir a importância dos minerais, das rochas e do solo nas atividades humanas, com exemplos locais ou regionais.
- Formular opiniões críticas sobre ações humanas que condicionam a biodiversidade e sobre a importância da sua preservação.
- Atividade de grupo a realizar na conclusão da atividade.
- Reconhecer o significado de fórmulas para o cálculo de perímetros e áreas de paralelogramos e triângulos, e usá-las na resolução de problemas em contextos matemáticos e não matemáticos.
- Respostas à parte 1 do Guião do Aluno.
Mangualtécnica. (2019). MangualTécnica - Indústria Metalomecânica. Acedido a 12 de fevereiro de 2019 em https://www.mangualtecnicametalomecanica.com
Parte 1
Ao longo da visita à Fábrica da MangualTécnica vais ser desafiado a trabalhar em diferentes máquinas. Mas, antes disso, terás de responder a algumas perguntas.
Dentro da Fábrica, vais deslocar-te por um percurso devidamente identificado até diferentes estações. Em cada uma delas, o responsável pela máquina irá colocar-te perguntas às quais deves responder. Depois de validada a resposta, irás executar uma atividade/operação como as identificadas na tabela seguinte.
Atividades/ operações |
Pergunta | Resposta | Notas / Observações |
a. Corte e Retalho |
Numa chapa de 1250 mm × 2500 mm, quantas tiras de 100 mm × 2500 mm conseguimos cortar?/p> Numa chapa de 100 mm × 2500 mm, quantas peças de 100 mm × 43 mm conseguimos cortar? |
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b. Punçonamento / Furo |
Qual é a área do furo de diâmetro 4,25 mm? |
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c. Roscagem |
Qual é a área do furo de diâmetro 4,25 mm? |
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d. Corte e Retalho |
Qual é a amplitude do ângulo complementar de 55°? Se a peça quinada fosse um triângulo, qual era a amplitude do terceiro ângulo? |
Parte 2
A peça que concebeste faz parte de um conjunto para construir uma Farmbot. Estuda e calcula o envio da peça concebida para um cliente de Londres. Na proposta a apresentar, deves indicar e justificar cada opção. Como auxílio, podes referir-te aos seguintes aspetos:
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Tipo de caixa (material e formato)
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Tipo de transporte (Mangualde – Londres, camião, avião)
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Custos tendo em conta o câmbio (matéria-prima, produção, transporte)
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Lucro