Escolhas conscientes no supermercado
Descrição da atividade
Partindo do "Prato: Alimentação Saudável", os alunos exploram diferentes opções de alimentos para a elaboração de refeições, selecionando alimentos para compor refeições saudáveis para o pequeno-almoço, almoço e lanche, usando um descodificador de rótulos.
Nesta atividade, os alunos são acompanhados por um nutricionista que questiona as opções tomadas pelos diferentes grupos de trabalho, registadas numa folha de cálculo.
Folha de cálculo
Descodificador de rótulos
5 Tablets/computadores
Balança
Solicitar a um supermercado a realização de uma visita de estudo
Convidar um nutricionista a acompanhar toda a atividade
Preparar uma folha de cálculo para registo
Perfil dos alunos
Aprendizagens essenciais
Please download the following files:
Guiões de atividade
Atividades prévias
Previamente, explora-se o “Prato: Alimentação Saudável”, nomeadamente as proporções de diferentes tipos de alimentos, nutrientes e as suas funções no organismo. Discutem-se questões relacionadas com a alimentação saudável:
- O que se entende por alimentação saudável? No teu dia-a-dia alimentas-te de forma saudável?
- Para ser considerada saudável, a alimentação deve ser variada. Concordas com a afirmação? Explica porquê.
- Existe alguma relação entre as calorias ingeridas diariamente e uma alimentação saudável?
Introdução da atividade
Divide-se a turma em grupos de 4 alunos e explicam-se as tarefas a realizar no supermercado: escolher alimentos para um pequeno-almoço, almoço e lanche saudável e analisar as embalagens da zona da fruta e legumes.
Desenvolvimento da atividade
Os responsáveis do supermercado recebem os alunos à entrada do mesmo e explicam o seu funcionamento.
De seguida, os alunos deslocam-se para uma sala onde se explicam as tarefas a realizar dentro do supermercado, distribuindo-se todos os materiais necessários à sua realização. Com suporte a alguns alimentos disponíveis no supermercado como, por exemplo, pacote de leite e batata frita, o nutricionista convidado para acompanhar esta atividade apresenta, explora e discute o descodificador de rótulos.
Apresenta-se aos alunos a folha de cálculo criada para servir de suporte à atividade. Pede-se aos alunos que circulem pelo supermercado com uma cesta para recolher os alimentos de entre duas opções apresentadas para cada refeição. os alunos devem selecionar a opção mais saudável tendo por base o descodificador de rótulos.
O nutricionista e as docentes acompanham os diferentes grupos e discutem as opções a selecionar, questionando os alunos sobre outros produtos disponíveis no supermercado.
A folha de cálculo permite também a recolha de informação sobre as embalagens dos alimentos. Na zona das frutas e legumes, os alunos devem recolher informação sobre:
- Designação
- Rubrica
- Tipo de material da embalagem
- Massa da embalagem em gramas
- Estimativa de unidades expostas
- Total da massa das embalagens expostas
Nesta tarefa, um responsável pelo supermercado apoia os grupos no preenchimento da folha de cálculo.
Em sala de aula e com auxílio do nutricionista, os diferentes grupos partilham as experiências, aprendizagens adquiridas e os resultados das obtidos através da recolha e análise de dados.
Promove-se a discussão entre os grupos, comparando resultados e solicitando justificações do ponto de vista nutricional e de desenvolvimento sustentável no que toca à redução de produtos embalados.
Conclusão da atividade
Entrega-se o guião do aluno e solicita-se a sua resolução individual, corrigindo-o no final em grande grupo.
Aprendizagens essenciais
Evidence / Student action
- Relacionar a existência dos nutrientes com a função que desempenham no corpo humano […].
- Resposta à questão 2.1 do Guião do Aluno.
- Elaborar algumas ementas equilibradas e discutir os riscos e os benefícios dos alimentos para a saúde humana.
- Resposta à questão 2; Discussão em grande grupo acerca da mesma, bem como com o nutricionista.
- Interpretar informação contida em rótulos de alimentos familiares aos alunos.
- Análise de diferentes produtos disponíveis no supermercado com recurso ao descodificador de rótulos.
- Recolher, organizar e representar dados recorrendo a tabelas de frequência absoluta e relativa, […], e interpretar a informação representada.
- Preenchimento da folha de cálculo com informações sobre packaging e nutricionais dos produtos escolhidos.
- Resolver problemas envolvendo a organização e tratamento de dados em contextos familiares variados e utilizar medidas estatística (média, moda e amplitude) para os interpretar e tomar decisões.
- Recolha e organização de dados sobre packaging através da folha de cálculo. Resposta à questão 2, da parte II, do Guião do Aluno.
- Comunicar raciocínios, procedimentos e conclusões, utilizando linguagem própria da estatística, baseando-se nos dados recolhidos e tratados.
- Discussão sobre as diferentes opções escolhidas (pequeno-almoço, almoço e jantar) do ponto de vista nutricional e dos custos associados com o nutricionista.
DGS. (2022). Descodificador de rótulos. Acedido em https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/descodificador-de-rotulos/ em 30 de junho de 2022
Hoje tiveste oportunidade de observar e analisar uma grande diversidade de produtos alimentares que consomes no teu dia-a-dia. Analisaste diferentes opções para um pequeno-almoço, almoço e lanche saudáveis, usaste um descodificador de rótulos para descobrir qual é “o alimento mais saudável”, verificaste os nutrientes que compõem os diferentes alimentos e estimaste a quantidade de embalagens de certos alimentos. Lê as questões seguintes, responde às mesmas e torna-te um cidadão mais informado em termos alimentares!
Parte 1
1. Descreve uma boa opção para um pequeno-almoço saudável. Justifica.
1.1 Faz uma estimativa de custos desse pequeno-almoço saudável.
2. Descreve uma boa opção para um almoço saudável. Justifica a tua opção e compara-a com o do Prato: Alimentação Saudável.
2.1 Quais são os nutrientes do almoço saudável que escolheste? Qual é a função de cada um deles?
2.2 Qual é a estimativa de custos desse almoço?
3. Descreve uma boa opção para um lanche saudável. Justifica.
3.1 Qual é a estimativa de custos desse lanche?
4. Apresenta em grande grupo os teus resultados para as três refeições do dia analisadas.
Parte 2
Na visita ao supermercado tiveste oportunidade de observar diversos produtos cujas embalagens se tornarão resíduos. Este é um problema quando pensamos na escala que poderá atingir e a poluição que originará. Será este um problema com solução? Responde às questões seguintes e discute com o teu professor as propostas a apresentar.
1. Depois de analisares os diferentes produtos na zona das frutas e legumes, calcula a massa de embalagens (resultante de estimativas totais) usadas durante um mês e durante um ano.
2. Propõe alternativas à venda dos produtos analisados tendo em conta a redução do número de embalagens.