alunos na sala de aula
1.º Ciclo | 2.º ano de escolaridade

Itinerários – Da nossa escola até à Sala do Futuro

1 manhã
Nesta atividade realizada no exterior, os alunos analisam itinerários entre a sua escola e a escola sede de Agrupamento.
Autor
Luísa Figueiredo
Luísa Figueiredo
Instituição
Agrupamento de Escolas de Mangualde
Agrupamento de Escolas de Mangualde

Descrição da atividade

Nesta atividade  realizada  no  exterior,  os alunos  analisam  itinerários entre a sua escola e a escola sede de Agrupamento. Ao passar por diferentes pontos dos diferentes itinerários, por exemplo, posto de GNR, biblioteca municipal, estádio de futebol, biblioteca da Escola Básica Gomes Eanes de Azurara,desafiados a resolver problemas de matemática que envolvem medições e operações de multiplicação e divisão.

Galeria de fotos

  • Odómetro de roda
  • Chávena de café para usar na resolução do problema no ponto "Fonte da Quinta do Alpoim"
  • 9 tablets, por grupo, com todo o material necessário (Aplicação “Pedómetro” da Playstore; Google Earth pro; Google Keep; ficheiro kmz e; Google Forms com problemas de matemática)

Preparar o ficheiro kmz do Google Earth

Organizar o lanche dos alunos no dia da dinamização

Convidar professores de apoio para acompanhar um grupo de alunos num dos percursos dos itinerários

Agendar com a equipa Escola Segura da GNR a intervenção no ponto de paragem

Garantir que na biblioteca municipal se encontram disponíveis 20 livros e 4 prateleiras vazias para realizar o problema de matemática definido

Garantir que o estádio de futebol estará aberto para os alunos realizarem a atividade de matemática

Perfil dos alunos
Informação e Comunicação
Recorrem à informação disponível em fontes documentais físicas e digitais
Raciocínio e Resolução de Problemas
Os alunos colocam e analisam questões a investigar, distinguindo o que se sabe do que se pretende descobrir
Definem e executam estratégias adequadas para investigar e responder às questões iniciais
Analisam criticamente as conclusões a que chegam, reformulando, se necessário, as estratégias adotadas
Aprendizagens essenciais
Estudo do Meio
Elaborar itinerários do quotidiano, em plantas simplificadas do seu meio, assinalando diferentes elementos naturais e humanos
Descrever elementos naturais e humanos do lugar onde vive através da recolha de informação em várias fontes documentais
Matemática
Medir comprimentos e áreas
Reconhecer e memorizar factos básicos da multiplicação e da divisão
Conceber e aplicar estratégias na resolução de problemas envolvendo grandezas e propriedades das figuras geométricas no plano e no espaço, em contextos matemáticos e não matemáticos, e avaliar a plausibilidade dos resultados

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Guiões de atividade

Introdução da atividade

Questionam-se os alunos acerca de possíveis itinerários dentro da escola Ana de Castro Osório (ACO). Por exemplo:

    • Como fazemos para ir da sala (ponto partida) para o refeitório (ponto de chegada)? E para o campo de futebol?
    • Em que locais passamos desde o ponto de partida até ao ponto de chegada? Dá exemplos.
    • Se tivesses de explicar a um colega qual o caminho percorrido, como farias? Que pontos de referências lhe podes dar?

Desenvolvimento da atividade

Em sala de aula projeta-se o ficheiro kmz no Google Earth e analisam-se os 3 itinerários que os alunos devem percorrer. Questionam-se os alunos sobre:

    • O trajeto mais curto
    • As suas estimativas de distâncias percorridas nos respetivos trajetos
    • Pontos identificados no mapa
    • Alternativas para se deslocarem da sala aula até à sala do futuro

Image
Itinerários no Google Earth com pontos de paragem
Itinerários no Google Earth com pontos de paragem

Detalham-se os percursos a realizar, em grupo, referindo os pontos de passagem específicos de cada cor dos 3 itinerários:

    • Verde: GNR - Fonte da Quinta de Alpoim - Sala do futuro
    • Amarelo: GNR - Biblioteca Municipal - Sala do futuro
    • Rosa: GNR - Campo de futebol - Sala do futuro

Depois, divide-se equitativamente a turma em 3 grupos e atribui-se um itinerário a cada grupo. Cada grupo é acompanhado por um docente durante o percurso. Cada grupo tem diferentes instrumentos de medida para calcular a distância dos diferentes percursos:

    • Grupo 1 - Pedómetro (aplicação no tablet)
    • Grupo 2 - Odómetro de roda
    • Grupo 3 - GPS integrado no tablet

Para além disso, cada grupo tem 3 tablets com:

    • Google Forms com três problemas de matemática
    • Google Keep para registar fotografias
    • Google Earth para o ficheiro kmz

Os alunos registam fotografias durante a realização dos respetivos percursos, com recurso ao Google Keep (por exemplo do posto de GNR) e fazem uma breve descrição referindo a que edifício se refere e para que serve. Ao longo do percurso os grupos identificam os nomes das ruas e registam as mesmas através de fotos no Google Keep. Tal servirá para apresentar o percurso efetuado aos restantes grupos.

Os 3 grupos iniciam os itinerários na sala de aula, seguindo um caminho comum até à primeira paragem no posto da GNR. Neste, elementos da Escola Segura fazem uma intervenção relacionada com questões de segurança na circulação na via pública em grupo e outros assuntos por eles definidos. Os agentes de autoridade interpelam os alunos à sua passagem e fazem uma intervenção “informal” (não excedendo os 5 minutos). Depois deste ponto de paragem, seguem o itinerário atribuído.

Em cada um dos percursos, existe um ponto no qual os alunos têm de resolver um problema de matemática relacionado com multiplicação, divisão, comprimentos/medidas, apresentados no “guião do aluno” para cada um dos destinos do trajeto:

    • Fonte da Quinta de Alpoim;
    • Biblioteca municipal;
    • Campo de futebol.

No problema de matemática a explorar no campo de futebol, pede-se aos alunos que realizem a medição de diferentes “linhas”, por exemplo, o comprimento (per metro) da pequena/grande área/meio- campo. No momento de se explorar o problema no final do percurso, em grande grupo, na sala do futuro, poderá ser feita a relação com o perímetro.

No problema a explorar na biblioteca municipal, os alunos têm 20 livros para arrumar em 4 prateleiras. No local, podem explorar o problema de divisão de diferentes formas, por exemplo, 15 livros para arrumar em 3 prateleiras. Será importante relacionar os livros e as prateleiras, bem como o resultado com os números fracionais: ¼, ⅓, etc. Para além do problema de matemática, os alunos requisitam um livro que se relacione com Mangualde. O livro será levado para a sala de aula, registando-se, por exemplo, fotografias de páginas consideradas pertinentes (referência a datas importantes para Mangualde, figuras ilustres, monumentos) e no final do dia (ou outro) o livro é devolvido à Biblioteca Municipal.

No problema a explorar na fonte da Quinta de Alpoim, usa-se uma chávena para trabalhar a multiplicação. Questiona-se os alunos se algum está com sede depois de percorrer todo o percurso e pede-se a um deles para beber 6 chávenas (de café) de água. Mediante o número de alunos, pode explorar-se a quantidade de chávenas de água que 2 alunos bebem, 3 alunos, etc., se cada um beber 6 chávenas de água, de forma a trabalhar o conceito de multiplicação (tabuada do 6).

Os 3 itinerários terminam na sala do futuro e é neste local que são discutidas as conclusões e explorados os problemas de matemática. Cada grupo deve escolher um porta-voz para apresentar aos colegas o percurso percorrido, devendo para isso referir:

    • Ponto de partida
    • Ruas por onde passaram
    • Locais de referências (dois no mínimo)
    • Distância percorrida, tendo por base as 3 ferramentas usadas

Devem usar a aplicação do Google Earth Pro a partir do computador da sala de aula para confirmar se a distância percorrida corresponde à assinalada, executando os seguintes passos:

1. Clicar com o botão direito do rato em cima de cada “caminho” (linha ou percurso) e, de seguida, em “Propriedades”, tal como mostra a figura seguinte:

Image
Propriedades do itinerário no Google Earth
Propriedades do itinerário no Google Earth

2. Clicar no separador “Medições”, selecionando a unidade Metros.

Image
Medições de distâncias no Google Earth
Medições de distâncias no Google Earth

Conclusão da atividade

Apresentam-se, na sala do futuro, os problemas de matemática explorados e as estratégias de resolução de cada aluno.

Discutem-se ainda algumas características dos diferentes itinerários:

  • Qual foi o itinerário mais curto?
  • Haveria alternativa a estes três itinerários, tendo como ponto de partida e chegada os mesmos pontos (edifício das salas de aula dos alunos do 2.º ano e sala do futuro)? Se sim, como obter um itinerário com recurso ao Google Earth?

Atividades de extensão

  • Adicionar as fotos registadas ao mapa do Google Earth Pro.
  • Explorar o Google Earth Pro para visualizar outros pontos do mapa e, por exemplo, discutir um itinerário partindo de Mangualde e tendo como ponto de chegada Lisboa.

 

Aprendizagens essenciais
Evidence / Student action
  • Elaborar itinerários do quotidiano, em plantas simplificadas do seu meio, assinalando diferentes elementos naturais e humanos.
  • Elaborar itinerários com recurso ao Google Earth – conclusão da atividade.
  • Descrever elementos naturais e humanos do lugar onde vive através da recolha de informação em várias fontes documentais.
  • Apresentação, em grande grupo, do itinerário percorrido, identificando nomes de ruas, locais de referência.
  • Medir comprimentos, áreas, [...].
  • Reconhecer e memorizar factos básicos da multiplicação e da divisão.
  • Confirmação de medidas com recurso ao Google Earth; problema 1 de matemática (Guião do Aluno).
  • Conceber e aplicar estratégias na resolução de problemas envolvendo grandezas e propriedades das figuras geométricas no plano e no espaço, em contextos matemáticos e não matemáticos, e avaliar a plausibilidade dos resultados.
  • Problemas de matemática – ver guião do aluno.

HypatiaMat. (s.d.). Itinerários. Acedido a 12 de fevereiro de 2019 em https://hypatiamat.com/itinerariosSubPage.php

Problema 1 - Quanto mede a linha de grande área do campo de futebol de Mangualde?

Observa as linhas que fazem parte do terreno de jogo no campo de futebol. Quantos metros terá a linha de grande área se começares a medir num determinado vértice, percorreres os outros três de forma contínua e terminares no vértice de partida? (Utiliza o odómetro para medires a linha de grande área)

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Campo de futebol
Campo de futebol

Problema 2 - Distribuir livros por prateleiras temáticas na Biblioteca Municipal

Agora que chegaste à biblioteca, tens um problema para resolver! Arruma os 20 livros nas 4 prateleiras que a senhora bibliotecária te indicar. Tens de os arrumar de forma equilibrada: as prateleiras têm de ficar com o mesmo número de livros.

Explica como chegaste ao resultado.

Problema 3 - Litros de água

Agora que já percorreste metade do percurso, podes fazer uma pausa e beber um pouco de água! Tens de beber exatamente 6 pequenas chávenas de água. Se dois alunos beberem água, quantas chávenas bebem no total os dois alunos? E 3 alunos? E 4...?