Nesta atividade os alunos tiveram oportunidade de contactar com o Google Earth para localizar alguns locais “familiares” (escola, respetivas habitações, hipermercados,…) e explorar itinerários. Realizaram ainda alguns exercícios de lógica programática com recurso às bee-bots.
Procuraram desenvolver-se as seguintes competências do Perfil dos Alunos: linguagens e textos, raciocínio e resolução de problemas e relacionamento interpessoal.
Explorou-se o Google Earth a partir do computador da sala de aula para:
- Observar localização de habitações de alunos;
- Comparar distâncias de habitações;
- Registar no quadro e ordenar da distância mais curta para a maior à escola;
- Explorar questões de manipulação do Google Earth como fazer zoom (aproximar/afastar).
De seguida, dividiu-se a turma em 5 grupos e distribuíram-se 5 mapas/ 5 bee-bots por grupo. Cada grupo/aluno utilizou a bee-bot para realizar diferentes percursos entre as imagens disponibilizadas. Solicitou-se ainda que representassem o percurso numa tabela por meio de símbolos (setas).
Finalizou-se a sessão com uma “bee-bot humana”, projetando-se no chão uma régua a grande escala (5 metros por 5 metros, aprox.) com algumas partes do corpo de um “monstro”, de modo a conseguirem completar um “jogo”/desafio, no menor tempo/ percurso possível.