No passado dia 13 de outubro, um grupo de professores oriundos da Bélgica, Finlândia, Suécia, Lituânia, Itália, Espanha e Portugal, integrantes de um projeto Erasmus+ KA201 de nome STEAM-CT (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática – Pensamento Computacional), visitaram Mangualde para observar in loco uma atividade da Academi@ STEM Mangualde. Tratou-se duma atividade outdoor, dinamizada em Alcafache com alunos do 8.º ano, nas proximidades do rio Dão. Nesta atividade, os alunos foram desafiados a estudar/investigar a possibilidade de (re)introdução de trutas no rio. Para tal, tiveram de mobilizar saberes de matemática, físico-química, ciências naturais, tecnologia, entre outros.
O grupo de Erasmus apreciou muito a atividade, acompanharam os alunos, questionaram os professores responsáveis pela dinamização e destacaram a abordagem STEM criada como um fator preponderante para a aprendizagem, partindo de uma problemática verosímil, com o envolvimento ativo do aluno, o trabalho colaborativo e a mobilização de diversas competências.
Tiveram oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho que se realiza na Academi@, em particular, a gestão e organização. A generalidade ficou agradavelmente surpresa por ver que se trabalha bem em “Portugal” ao nível da autonomia e flexibilidade curricular, referindo que este é o caminho da educação. Damos alguns exemplos de atividades STEM que desenvolvemos onde se fez necessário “mover” conteúdos curriculares de anos de escolaridade diferentes ou de períodos letivos, por forma a garantir uma articulação curricular passível de criar problemáticas de estudo para os alunos.