2.º Ciclo

5.º ano - 1.º período

1. Incêndios

1.1 Google Earth como ferramenta de observação

Através do Google Earth os alunos identificaram e calcularam a área ardida no concelho. Discutiram ainda algumas das consequências ambientais de ações humanas e realizaram uma atividade experimental que revela a importância das plantas para o solo.

1.2 Atividade Experimental: amostras de solo

Reconhecimento empírico das características dos solos analisados e recolha de propriedades que possam ser usadas na caracterização dos mesmos (cor, permeabilidade).

Apresentação do trabalho experimental acerca dos tipos de solo existentes.

2. A importância da água

2.1 Localização da água no planeta Terra

Pretende-se que esta atividade contribua para o desenvolvimento de aprendizagens ao nível de conceitos, processos e atitudes tais como: reconhecer que existem diferentes tipos de água, que é utilizada em diferentes atividades pelo Homem, compreender a necessidade de uma gestão responsável da água, interpretar o ciclo da água como uma sequência de fenómenos que ocorrem na natureza, entre outros aspetos relacionados com o tópico da atividade.

 

2.2 Propriedades da água

Nesta atividade o principal objetivo é que os alunos compreendam a importância da água para os seres vivos e que reflitam sobre a água como principal elemento para o funcionamento dos organismos dos seres vivos.

2.3 Composição da água

Análise de informação: composição da água e sua relação com a higiene oral; análise de rótulos: tomada de decisão na escolha de um determinado tipo de água no caso de um dado problema de saúde e/ou faixa etária.

2.4 Qualidade da água

Atividade laboratorial implementada na Universidade Católica. Distinguir água própria para consumo (potável e mineral) de água imprópria para consumo (salobra e inquinada), analisando questões problemáticas locais, regionais ou nacionais.

 

2.5 Abastecimento de água

Distinguir água própria para consumo (potável e mineral) de água imprópria para consumo (salobra e inquinada), analisando questões problemáticas locais, regionais ou nacionais.

2.6 Desempenho de papéis: A importância da utilização responsável de água

Nesta atividade, focada num desempenho de papéis, os alunos tiveram a oportunidade de discutir a importância da gestão sustentável da água ao nível da sua utilização, exploração e proteção, através de uma problemática baseada em factos reais e local. A problemática em questão, prendia-se com o facto de uma empresa, que emprega muitas pessoas da região, poluir uma lagoa que servia para consumo. Assim, apelou-se à participação do Vereador da Educação da Câmara Municipal de Mangualde (CMM) para mediar o debate/desempenho de papéis, uma vez que a CMM é parte interessada na gestão deste conflito entre empresa e alguns moradores, bem como no impacto ambiental resultante da atividade.

5.º ano - 2.º período

3. A diversidade de seres vivos e a sua interação com o meio

3.1 Conhecemos mesmo os animais que nos rodeiam? E os outros?

Nesta atividade 1 pretende-se trabalhar a grande temática “animais” , relacionando o habitat com as características morfológicas dos animais.

Pretende-se relacionar esta temática com figuras planas e sólidos geométricos.

3.2 Visita ao EduPark e Fábrica da Ciência (Aveiro)

Caracterizar alguma da biodiversidade existente a nível local, regional e nacional, apresentando exemplos de relações entre a flora e a fauna nos diferentes habitats.

Identificar espécies da fauna e da flora invasora e suas consequências para a biodiversidade local.

Formular opiniões críticas sobre ações humanas que condicionam a biodiversidade e sobre a importância da sua preservação.

Valorizar as áreas protegidas e o seu papel na proteção da vida selvagem.

3.3 Visita à MangualTécnica

Nesta atividade, os alunos deslocaram-se à fábrica da empresa MangualTécnica, num contexto de envolvimento ativo na resolução de problemas matemáticos propostos ao longo das diferentes etapas do processo industrial com o qual os alunos tiveram contacto. Assim, ao longo do percurso os alunos resolveram problemas relacionados com o cálculo de ângulos, de perímetros e áreas, estimativas e cálculo mental. No final do percurso, os alunos foram desafiados a pensar numa proposta ideal de caixa, do ponto de vista da rentabilização do recurso, para poder enviar uma peça que criaram ao longo do percurso através de furo, dobragem e quinagem.

5.º ano - 3.º período

4. Plantas

4.1 Exploração dos jardins do Palácio dos Condes de Anadia

Nesta atividade os alunos tiveram a oportunidade de explorar os jardins do Palácio dos Condes de Anadia realizando um “jogo” que incidiu na procura de determinados pontos ao longo destes, com recurso ao Google Earth. Sempre que encontraram um ponto assinalado no mapa e nos jardins com um QR Code, tiveram de efetuar a leitura do mesmo com recurso à aplicação Action Bound instalada previamente num tablet. Em cada ponto, os alunos foram desafiados a responder a questões de Ciências, relacionadas com a fauna e flora e de Matemática focadas no contexto, isto é, cálculo de áreas, perímetro, geometria, volumes, máximo divisor comum, entre outros conteúdos.

4.2 Reflorestação da Serra de Santo António de Mangualde

Nesta atividade os alunos deslocaram-se à Serra de Stº António para resolver problemas de matemática em contexto, particularmente sobre áreas, calcular o mínimo múltiplo comum (mmc) e o máximo divisor comum (mdc) de uma parcela de terreno na Serra. Após os cálculos, os alunos efetuaram a plantação de diversas árvores no terreno, relacionando a mesma com conteúdos de Ciências que exploravam no momento.

4.3 Atividade final: Biodiversidade – o garante da sustentabilidade do ambiente

Realização de trabalhos de grupo sobre diferentes temáticas com vista à apresentação das temáticas (aos encarregados de educação), na última semana de aulas.

6.º ano - 1.º período

1. A alimentação e as suas implicações

1.1 Workshop com nutricionista

Nesta atividade os alunos terão a oportunidade de participar num workshop a dinamizar por uma nutricionista, Drª Maria Canha, que lhes irá apresentar e discutir um conjunto de propostas para as diferentes refeições do dia. Simultaneamente, os alunos irão ouvir a especialista em nutrição falar da sua experiência de preparação para uma competição de fitness, explicando as necessidades energéticas ao longo de toda a sua preparação. O workshop finalizou-se com a confeção de um lanche a partir de ingredientes definidos pela nutricionista. Os alunos serão desafiados a calcular a quantidade de cada ingrediente necessário para toda a turma.

1.2 Explorando produtos alimentares no Continente

Esta atividade desenvolveu-se no hipermercado Continente e envolveu a escolha de diferentes produtos com suporte a um descodificador de rótulos. Os alunos tiveram de comparar diferentes produtos para um pequeno almoço, lanche e almoço saudável. Durante a atividade os alunos tiveram de registar numa folha de Excel diferentes informações dos produtos como Kcal, nutrientes, custo, etc. No final da atividade tiveram de apresentar, justificar e comparar resultados. A atividade foi monitorizada e validada por um nutricionista.

1.3 Centro médico “Academi@ STEM Mangualde”

Nesta atividade criou-se um consultório com diferentes valências que serviu de avaliação dos conteúdos abordados ao longo do 1.º período e de desenvolvimento de competências do Perfil do Aluno. Nos vários postos criados no consultório, os alunos exploraram questões relacionadas com Saúde Oral, Avaliação de Índice de Massa Corporal, Alimentação saudável e Riscos de uma alimentação não saudável. Os utentes foram alunos mais novos, da mesma idade e mais velhos, funcionários e professores do Agrupamento de Escolas de Mangualde, bem como encarregados de educação.

6.º ano - 2.º período

2. Funcionamento dos órgãos do ser humano

2.1 Saúde oral

Nesta atividade os alunos terão a oportunidade de explorar, em contexto, na Universidade Católica de Viseu, diversas situações relacionadas com os cuidados a ter com a higiene oral, medidas e ações necessárias. 

2.2 Qual a constituição do sangue e suas funções? (Universidade Católica de Viseu)

Contextualização da atividade que se vai realizar na Universidade Católica 

Organização de grupos de trabalho. 

Explicitação dos procedimentos individuais aquando da realização das atividades 

Registo gráfico das observações ao microscópio com a respetiva identificação. 

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imagem de um mural online colaborativo

6.º ano - 3.º período

#europaemcasa 

Partilha de aprendizagens STEM e de acontecimentos do dia a dia em Portugal, Dinamarca e Roménia 

Nesta atividade alunos da Academi@STEM Mangualde e colegas de escolas na Dinamarca e Roménia constroem um mural online colaborativo onde partilham o que aprenderam nas aulas de STEM bem como acontecimentos do dia-a-dia nos respetivos países durante o período de confinamento. 

Na sessão de abertura, em videoconferência entre as três escolas, após uma introdução à atividade, os alunos e professores apresentam-se, relatam o dia-a-dia escolar nos respetivos países e partilham um primeiro contributo no mural com esse relato.

O mural está organizado por semanas, com duas colunas por semana, a primeira dedicada a registos de aprendizagens nas disciplinas STEM, e a segunda para registos informais do dia-a-dia em temas propostos semanalmente. 

As publicações nestas duas colunas são feitas semanalmente por um aluno ou grupo de alunos representante de cada turma (escolhidos semanalmente p.e.), e podem conter imagens, fotografias, vídeos, gravações de voz, links, texto, etc, durando todo o 3.º Período.

 

#peritoemcasa

No âmbito do projeto #peritoemcasa, os alunos da turma STEM do sexto ano tiveram uma aula com o Professor Jaime Carvalho e Silva - Professor do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Trabalharam perímetros, áreas e volumes de diversos objetos, utilizando o Google Earth.