A minha árvore genealógica - atividade STEM do 1.º ano

Previamente, foi pedido aos alunos que junto das suas famílias registassem os dados de alguns familiares.

Começou-se a atividade solicitando aos alunos a leitura de uma palavra (“Família”) no quadro e a partilha de todas as palavras que associam ao nome “Família”. 

Considerando todas as palavras pronunciadas (Ex.: mãe, pai, avô, carinho, amor, ajuda, tia, irmão, primo...), desafiaram-se os alunos a encontrarem uma definição para “Família” completando a frase: “Família é...”. Questionaram-se os alunos sobre a organização familiar e respetivas relações (hierarquia). 

Solicitou-se aos alunos que observassem a árvore genealógica presente no manual escolar de Estudo do Meio e propor a um aluno que se desloque ao quadro para “construir” uma árvore genealógica com recurso a cartões com as palavras: eu, irmão, pai, mãe, avô paterno, avó paterna, avô materno e avó materna. Os restantes alunos validaram a execução da tarefa. 

De seguida, os alunos foram informados que a informação recolhida em casa serviria para construírem a árvore genealógica das respetivas famílias. Com suporte ao PowerPoint ou Word, cada grupo de dois alunos, preencheu o BI de cada elemento da família, com a informação trazida de casa. Os BI construídos foram impressos e os alunos procederam ao recorte dos mesmos.

Com suporte de uma folha A2, desenharam a lápis os espaços onde serão colocados os BI dos elementos da família. Em alternativa, colocaram, sem colar os diferentes BI sobre a folha para simular a criação da árvore genealógica. Depois de validada pelo professor, começaram a colar os diferentes BI e fazer as ligações a lápis. 

Com o Excel criado previamente, a professora colocou os nomes dos alunos e projetou em grande grupo. Cada aluno, preencheu os respetivos espaços com a idade da mãe. À medida que preenchiam o Excel, os dados surgiam no gráfico de barras projetado. Quando concluído o gráfico, colocaram-se questões de forma aos alunos interpretarem os dados recolhidos.

A resposta ao Kahoot foi o passo seguinte. Cada par de alunos terá um tablet para responder às questões projetadas no kahoot. A professora lê as perguntas, dá tempo para responderem e pode aprofundar algumas questões. 

Questões formuladas no Kahoot: 

  1. Qual é a relação de parentesco entre ti e o teu pai? Eu sou... 

  1. Qual é a relação de parentesco entre a mãe da tua mãe e tu? A mãe da minha mãe é... 

  1. Qual é a relação de parentesco entre a tua mãe e o teu avô materno? A minha mãe é... 

  1. Qual é a relação de parentesco entre a tua mãe e os teus avós paternos? A minha mãe é... 

  1. Qual é a relação de parentesco entre os teus avós maternos e o teu pai? Os meus avós maternos são... 

  1. Qual é a relação de parentesco entre o teu pai e o teu avô materno? O meu pai é...  

Na parte final da atividade, os alunos apresentaram a sua árvore genealógica aos restantes colegas.

Atividades de Extensão:

  • Criação dos vídeos para colocar num QR Code. Com suporte a um tablet, um aluno grava o colega de grupo a segurar a sua árvore genealógica e a apresentar a mesma/sua família.  
  • Realização dos problemas de matemática no dia seguinte, relacionados com a temática estudada.