3.º Ciclo | 8.º ano de escolaridade
1 manhã
Nesta atividade, os alunos partem de um problema estrutural, de traçado e de segurança rodoviária do IP3, a partir de uma derrocada que ocorreu em 2019 num troço desta via, e de uma ação de protesto da Associação de Utentes do IP3. A partir da análise do declive do talude, do efeito da água no tipo de solo e do tipo de coberto vegetal, os alunos terão de definir o tipo de contenção a realizar.
Instituição
3.º Ciclo | 7.º ano de escolaridade
3 tempos de 90 minutos
Nesta atividade desafiam-se os alunos a investigar assuntos relacionados com o movimento das placas tectónicas, idades das rochas/sedimentos presentes no fundo do oceano e a discutir questões relacionadas com a sustentabilidade do planeta
Instituição
3.º Ciclo | 7.º ano de escolaridade
1 dia
Ao longo desta atividade os alunos terão oportunidade de continuar a explorar o impacto dos sismos, nomeadamente o sismo de Sumatra de 2004 (Indonésia).
Instituição
3.º Ciclo | 7.º ano de escolaridade
1 manhã
Nesta atividade exploram-se conteúdos relacionados com a temática dos sismos, partindo de uma problemática real – A crise sismovulcânica nos Açores (São Jorge) em abril de 2022.
Instituição
3.º Ciclo | 8.º ano de escolaridade
1 manhã
Nesta atividade envolvem-se os alunos na exploração dos fatores abióticos no rio Dão, na zona de Alcafache, e caracteriza-se o ecossistema da zona envolvente para dar resposta à questão-problema “Será possível reintroduzir trutas no rio Dão?”.
Instituição
3.º Ciclo | 7.º ano de escolaridade
9 tempos de 50 minutos
Nesta atividade trabalham-se conteúdos relacionados com as Eras Geológicas, os quais são articulados com diversos assuntos das áreas da Físico-Química, Matemática, Artes, Português, Tecnologia, entre outras.
Instituição
3.º Ciclo | 7.º ano de escolaridade
Uma manhã
Nesta atividade, os alunos com dados reais da empresa, observam diferentes tipos de relevo do percurso que um camionista efetuou de Mangualde até Inglaterra e visitam a ETAR para discutir os processos realizados nesta.
Instituição
3.º Ciclo | 7.º ano de escolaridade
2h30min
A observação noturna de astros foi dinamizada pelo astrónomo José Augusto Matos e envolveu a observação de Marte e outros astros através de um telescópio.
Instituição