Quem somos

Um dos fatores preponderantes para o sucesso de qualquer iniciativa, organização ou projeto relaciona-se com as equipas que o operacionalizam. 

Apresenta-se de seguida o organograma da Academi@, após o piloto em 2018, bem como as várias equipas envolvidas no desenvolvimento do projeto.

Organograma da Academi@ STEM Mangualde

 

Equipa de Coordenação

A equipa de Coordenação decide sobre as linhas estratégicas da Academi@ STEM Mangualde e aprova o seu plano de atividades. Decide ainda sobre a organização escolar necessária ao desenvolvimento da atividade da Academia e a integração de parceiros, como o tecido empresarial local, instituições de ensino superior, bem como a contratação de elementos externos à escola, o público-alvo, a aquisição de recursos tecnológicos essenciais para suportar novas metodologias de ensino, entre outros aspetos relevantes.

Rui Costa
Rui Costa
Vereador da Educação e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mangualde
José Miguel Sousa
José Miguel Sousa
Diretor do Centro de Formação EduFor
Agnelo Figueiredo
Agnelo Figueiredo
Diretor do Agrupamento de Escolas de Mangualde
José Martins
José Martins
Coordenador do Ensino Secundário Recorrente a Distância do Agrupamento de Escolas de Mangualde

Equipa Pedagógica de Inovação

Acredita-se que a constituição da Equipa Pedagógica de Inovação (EPI) representa um fator chave para a vitalidade e sustentabilidade da Academi@ STEM Mangualde. Esta equipa constituiu-se inicialmente por duas subequipas: a Equipa Educativa STEM (EE-STEM), composta por docentes da escola, e a Equipa de Apoio Técnico e Científico (EATC).

Equipa de Apoio Técnico e Científico

Esta equipa, que trabalha em articulação com a equipa interna de escola, tem um perfil com formação superior (mestrado ou doutoramento) na área da educação, em especial no desenvolvimento curricular, com competências na utilização de tecnologia educativa, na criação de ambientes de aprendizagem inovadores e no desenvolvimento profissional de professores. Além disso, demonstram boa capacidade de comunicação, espírito de equipa, competências de gestão de projeto e de resolução de problemas. Assim, a EATC é composta por elementos externos à escola e por professores do Agrupamento de Escolas de Mangualde. Os elementos externos possuem um gabinete de trabalho na escola sede do Agrupamento, fundamental para se integrarem na comunidade escolar e assim facilitar o contacto com a EE-STEM e o apoio à realização das atividades STEM.

Fátima Costa
Fátima Costa
Técnica Superior do Gabinete de Educação da Câmara Municipal de Mangualde
Fábio Ribeiro
Fábio Ribeiro
Coordenação da Academia STEM de Mangualde
Didier Dias
Didier Dias
Apoio Técnico e Comunicação da Academia STEM Mangualde
João Fernandes
João Fernandes
Consultor externo
Ângelo Fernandes
Ângelo Fernandes
Consultor interno
Equipa Educativa STEM

É crucial que os elementos da EE-STEM tenham um perfil adequado: estejam habituados a desenvolver práticas letivas mais focadas no aluno, recorrendo a tecnologias; sejam recetivos e possuam espírito de abertura para a aprendizagem; manifestem competências de trabalho colaborativo docente; e promovam desenvolvimento curricular inovador. E, simultaneamente, que valorizem a lecionação interdisciplinar, através do desenvolvimento de atividades integradoras de aprendizagens das diferentes disciplinas, enfatizando a avaliação formativa dos alunos.

Catarina Machado
Professora de Físico-Química (3.º Ciclo)
Ana Cabral
Professora de Ciências Naturais e Matemática (2.º Ciclo)
Rui Duarte
Professor de TIC (apoio)
Alice Pinharanda
Coordenadora do departamento do 1.º Ciclo (apoio)
Ilda Santos
Professora do 1.º Ciclo (apoio)
Fernanda Almeida
Professora de Matemática (3.º Ciclo)
Sandra Pina
Professora de Matemática (3.º Ciclo)
Margarida Cardoso
Professora de Ciências Naturais (3.º Ciclo)
Lurdes Pais
Professora de Ciências Naturais (3.º Ciclo)
Equipa de Tutoria STEM

A inclusão de novos professores nas EE-STEM tornou necessário, no segundo ano do projeto, criar a Equipa de Tutoria STEM (ET-STEM), composta por professores da EE-STEM no ano letivo anterior. Estes apoiam os novos colegas no planeamento das atividades (já realizadas ou novas) e na reflexão sobre as mesmas. Importa salientar que as tutorias visam garantir aos novos professores uma melhor apropriação e adequação das estratégias de ensino e aprendizagem que as atividades STEM desenvolvidas implicam. Considerou-se importante que as turmas de novos anos de escolaridade a integrar a Academi@ STEM incluíssem como docentes pelo menos um(a) tutor(a), em particular nas turmas do 3.º Ciclo, uma vez que o esforço de desenvolvimento de novas atividades é maior, havendo desse modo experiência prévia neste processo.

Paula Loureiro
Paula Loureiro
Professora de Ciências Naturais (3.º Ciclo)
Fátima Pinto
Fátima Pinto
Professora de Ciências Naturais e Matemática (2.º Ciclo)
Cristina Ligeiro
Cristina Ligeiro
Professora de Matemática (3.º Ciclo)
Filomena Monteiro
Filomena Monteiro
Professora de Físico-Química (3.º Ciclo)
Luísa Figueiredo
Luísa Figueiredo
Professora Titular (1.º Ciclo)

Parcerias

Direção-Geral de Educação
Logótipo de  Direção-Geral de Educação
Universidade Católica de Viseu
Logótipo de  Universidade Católica de Viseu
CBI
Logótipo de  CBI
Patinter
Logótipo de  Patinter
MangualTécnica
Logótipo de  MangualTécnica
Colaborações

A Academi@ STEM Mangualde teve ainda os contributos de entidades e indivíduos que colaboraram em diversas iniciativas, designadamente o Palácio dos Condes de Anadia (Mangualde), as Termas de Alcafache, COOPBEI, GNR de Mangualde, Associação Atractor, Sci&Math Creative Lab da ESE/IPSantarém, a equipa do projeto EduPARK (equipa da Universidade de Aveiro), o astrónomo José Augusto Matos, a bióloga Rosa Pinho (Universidade de Aveiro), Paulo Torcato (Coordenador do projeto ”aTTitude3D”), Isabel Serra (Centro de Formação EduFor), Ana Mouraz (Professora Auxiliar na Universidade Aberta) entre outros.