A Academi@ STEM Mangualde marcou presença no evento internacional Educating the Educators V, que decorreu nos dias 8 e 9 de maio de 2025, em Limassol, Chipre. Este evento é uma das mais prestigiadas conferências mundiais dedicadas à educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), reunindo investigadores, educadores e decisores políticos de toda a Europa e de outros continentes.
A equipa da Academi@, representada por Fábio Ribeiro e João Fernandes, participou ativamente no programa do evento, destacando o trabalho inovador e sustentado que tem vindo a ser desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Mangualde desde 2018.
Aprender com a prática: visita a um centro de educação ambiental
No primeiro dia, a equipa teve a oportunidade de visitar um dos sete Centros de Educação Ambiental existentes no Chipre, espaços que articulam ministérios, escolas e comunidades para promover a educação científica através de atividades em ambientes interiores e exteriores. A visita foi acompanhada por uma docente local, permitindo uma partilha de práticas e a apresentação da abordagem pedagógica da Academi@, bem como a oferta das publicações STEM de Mangualde.
Workshop internacional com o modelo de Mangualde como referência
Um dos momentos mais relevantes do segundo dia foi a dinamização do workshop “Developing a STEM local lesson plan: Departing from the socioscientific issue of water stress and the role of sustainable tourism in St Raphael’s Resort in Cyprus”. A sessão permitiu apresentar o modelo curricular da Academi@ STEM Mangualde e a metodologia de construção de atividades STEM a partir de problemáticas locais — neste caso, ligadas à escassez de água e ao turismo sustentável. Os participantes destacaram o caráter inspirador e altamente replicável do modelo de Mangualde.
Reconhecimento internacional: "Por que não existem mais Academias STEM como a de Mangualde?"
Durante o evento, a equipa teve ainda a oportunidade de partilhar o seu trabalho com Jonathan Osborne, Professor Emérito da Universidade de Stanford, após a sua palestra sobre literacia científica no século XXI. O mesmo aconteceu com Agueda Gras-Velazquez, responsável pelo STEM Education da European Schoolnet, que já conhecia o trabalho da Academi@ e, no final da sessão sobre inteligência artificial, reforçou a questão que nos é feita repetidamente:
“Por que não existem mais Academias STEM como a de Mangualde em Portugal?”
Poster com atividade local ganha destaque
A participação da Academi@ incluiu também a apresentação do poster “How to Improve Public Health in Mangualde?”, baseado numa atividade STEM desenvolvida com alunos do 9.º ano. A proposta foi reconhecida pelos organizadores pela sua forte ligação à realidade local e pela forma como promove a agência dos alunos — um dos eixos centrais do novo referencial PISA 2025 Science Framework.
Conclusões e próximos passos
A presença da Academi@ STEM Mangualde no Educating the Educators V reforça o reconhecimento internacional do projeto e valida, mais uma vez, o impacto transformador da abordagem STEM curricular, interdisciplinar e contextualizada.
A participação neste evento internacional trouxe novas ideias, futuras parcerias e reforçou a motivação para continuar a construir uma escola que prepara os alunos para os desafios do século XXI.