
Conscious choices at the supermarket

Activity description
Starting from the "Plate: Healthy Eating," students explore different food options to create meals, selecting foods to compose healthy breakfasts, lunches, and snacks using a label decoder.In this activity, students are accompanied by a nutritionist who questions the choices made by the different working groups, which are recorded in a spreadsheet.
Spreadsheet
Label decoder
5 Tablets/computers
Scale
Request a supermarket to arrange a study visit
Invite a nutritionist to accompany the entire activity
Prepare a spreadsheet for recording
Student profiles
Essential learnings
Please download the following files:
Activity guides
Atividades prévias
Previamente, explora-se o “Prato: Alimentação Saudável”, nomeadamente as proporções de diferentes tipos de alimentos, nutrientes e as suas funções no organismo. Discutem-se questões relacionadas com a alimentação saudável:
- O que se entende por alimentação saudável? No teu dia-a-dia alimentas-te de forma saudável?
- Para ser considerada saudável, a alimentação deve ser variada. Concordas com a afirmação? Explica porquê.
- Existe alguma relação entre as calorias ingeridas diariamente e uma alimentação saudável?
Introdução da atividade
Divide-se a turma em grupos de 4 alunos e explicam-se as tarefas a realizar no supermercado: escolher alimentos para um pequeno-almoço, almoço e lanche saudável e analisar as embalagens da zona da fruta e legumes.
Desenvolvimento da atividade
Os responsáveis do supermercado recebem os alunos à entrada do mesmo e explicam o seu funcionamento.
De seguida, os alunos deslocam-se para uma sala onde se explicam as tarefas a realizar dentro do supermercado, distribuindo-se todos os materiais necessários à sua realização. Com suporte a alguns alimentos disponíveis no supermercado como, por exemplo, pacote de leite e batata frita, o nutricionista convidado para acompanhar esta atividade apresenta, explora e discute o descodificador de rótulos.

Apresenta-se aos alunos a folha de cálculo criada para servir de suporte à atividade. Pede-se aos alunos que circulem pelo supermercado com uma cesta para recolher os alimentos de entre duas opções apresentadas para cada refeição. os alunos devem selecionar a opção mais saudável tendo por base o descodificador de rótulos.

O nutricionista e as docentes acompanham os diferentes grupos e discutem as opções a selecionar, questionando os alunos sobre outros produtos disponíveis no supermercado.
A folha de cálculo permite também a recolha de informação sobre as embalagens dos alimentos. Na zona das frutas e legumes, os alunos devem recolher informação sobre:
- Designação
- Rubrica
- Tipo de material da embalagem
- Massa da embalagem em gramas
- Estimativa de unidades expostas
- Total da massa das embalagens expostas

Nesta tarefa, um responsável pelo supermercado apoia os grupos no preenchimento da folha de cálculo.
Em sala de aula e com auxílio do nutricionista, os diferentes grupos partilham as experiências, aprendizagens adquiridas e os resultados das obtidos através da recolha e análise de dados.
Promove-se a discussão entre os grupos, comparando resultados e solicitando justificações do ponto de vista nutricional e de desenvolvimento sustentável no que toca à redução de produtos embalados.
Conclusão da atividade
Entrega-se o guião do aluno e solicita-se a sua resolução individual, corrigindo-o no final em grande grupo.
Essential learnings
Evidence / Student action
- Relacionar a existência dos nutrientes com a função que desempenham no corpo humano […].
- Resposta à questão 2.1 do Guião do Aluno.
- Elaborar algumas ementas equilibradas e discutir os riscos e os benefícios dos alimentos para a saúde humana.
- Resposta à questão 2; Discussão em grande grupo acerca da mesma, bem como com o nutricionista.
- Interpretar informação contida em rótulos de alimentos familiares aos alunos.
- Análise de diferentes produtos disponíveis no supermercado com recurso ao descodificador de rótulos.
- Recolher, organizar e representar dados recorrendo a tabelas de frequência absoluta e relativa, […], e interpretar a informação representada.
- Preenchimento da folha de cálculo com informações sobre packaging e nutricionais dos produtos escolhidos.
- Resolver problemas envolvendo a organização e tratamento de dados em contextos familiares variados e utilizar medidas estatística (média, moda e amplitude) para os interpretar e tomar decisões.
- Recolha e organização de dados sobre packaging através da folha de cálculo. Resposta à questão 2, da parte II, do Guião do Aluno.
- Comunicar raciocínios, procedimentos e conclusões, utilizando linguagem própria da estatística, baseando-se nos dados recolhidos e tratados.
- Discussão sobre as diferentes opções escolhidas (pequeno-almoço, almoço e jantar) do ponto de vista nutricional e dos custos associados com o nutricionista.
DGS. (2022). Descodificador de rótulos. Acedido em https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/descodificador-de-rotulos/ em 30 de junho de 2022
Hoje tiveste oportunidade de observar e analisar uma grande diversidade de produtos alimentares que consomes no teu dia-a-dia. Analisaste diferentes opções para um pequeno-almoço, almoço e lanche saudáveis, usaste um descodificador de rótulos para descobrir qual é “o alimento mais saudável”, verificaste os nutrientes que compõem os diferentes alimentos e estimaste a quantidade de embalagens de certos alimentos. Lê as questões seguintes, responde às mesmas e torna-te um cidadão mais informado em termos alimentares!
Parte 1
1. Descreve uma boa opção para um pequeno-almoço saudável. Justifica.
1.1 Faz uma estimativa de custos desse pequeno-almoço saudável.
2. Descreve uma boa opção para um almoço saudável. Justifica a tua opção e compara-a com o do Prato: Alimentação Saudável.

2.1 Quais são os nutrientes do almoço saudável que escolheste? Qual é a função de cada um deles?
2.2 Qual é a estimativa de custos desse almoço?
3. Descreve uma boa opção para um lanche saudável. Justifica.
3.1 Qual é a estimativa de custos desse lanche?
4. Apresenta em grande grupo os teus resultados para as três refeições do dia analisadas.
Parte 2
Na visita ao supermercado tiveste oportunidade de observar diversos produtos cujas embalagens se tornarão resíduos. Este é um problema quando pensamos na escala que poderá atingir e a poluição que originará. Será este um problema com solução? Responde às questões seguintes e discute com o teu professor as propostas a apresentar.
1. Depois de analisares os diferentes produtos na zona das frutas e legumes, calcula a massa de embalagens (resultante de estimativas totais) usadas durante um mês e durante um ano.
2. Propõe alternativas à venda dos produtos analisados tendo em conta a redução do número de embalagens.
