fsdf
2.º Ciclo | 6.º ano de escolaridade

Conscious choices at the supermarket

2 horas
Starting from the "Plate: Healthy Eating," students explore different food options to create meals, selecting foods to compose healthy breakfasts, lunches, and snacks using a label decoder.
Autor
Fátima Pinto
Fátima Pinto
Instituição
Agrupamento de Escolas de Mangualde
Agrupamento de Escolas de Mangualde

Activity description

Starting from the "Plate: Healthy Eating," students explore different food options to create meals, selecting foods to compose healthy breakfasts, lunches, and snacks using a label decoder.In this activity, students are accompanied by a nutritionist who questions the choices made by the different working groups, which are recorded in a spreadsheet.

Spreadsheet
Label decoder
5 Tablets/computers
Scale

Request a supermarket to arrange a study visit

Invite a nutritionist to accompany the entire activity

Prepare a spreadsheet for recording

Student profiles
Informação e Comunicação
Avaliam e validam a informação recolhida, cruzando diferentes fontes, para testar a sua credibilidade. Organizam a informação recolhida de acordo com um plano, com vista à elaboração e à apresentação de um novo produto ou experiência.
Os alunos apresentam e explicam conceitos em grupos, apresentam ideias e projetos diante de audiências reais, presencialmente ou a distância. Expõem o trabalho resultante das pesquisas feitas, de acordo com os objetivos definidos, junto de diferentes públicos, concretizado em produtos discursivos, textuais, audiovisuais e/ou multimédia, respeitando as regras próprias de cada ambiente.
Raciocínio e Resolução de Problemas
Analisam criticamente as conclusões a que chegam, reformulando, se necessário, as estratégias adotadas. Os alunos generalizam as conclusões de uma pesquisa, criando modelos e produtos para representar situações hipotéticas ou da vida real.
Relacionamento interpessoal
Os alunos juntam esforços para atingir objetivos, valorizando a diversidade de perspetivas sobre as questões em causa, tanto lado a lado como através de meios digitais. Desenvolvem e mantêm relações diversas e positivas entre si e com os outros (comunidade, escola e família) em contextos de colaboração, cooperação e interajuda.
Essential learnings
Ciências Naturais
Relacionar a existência dos nutrientes com a função que desempenham no corpo humano […]; Elaborar algumas ementas equilibradas e discutir os riscos e os benefícios dos alimentos para a saúde humana; Interpretar informação contida em rótulos de alimentos familiares aos alunos.
Matemática
Recolher, organizar e representar dados recorrendo a tabelas de frequência absoluta e relativa, […], e interpretar a informação representada. Resolver problemas envolvendo a organização e tratamento de dados em contextos familiares variados e utilizar medidas estatística (média, moda e amplitude) para os interpretar e tomar decisões. Comunicar raciocínios, procedimentos e conclusões, utilizando linguagem própria da estatística, baseando-se nos dados recolhidos e tratados.

Please download the following files:

Activity guides

Atividades prévias

Previamente, explora-se o “Prato: Alimentação Saudável”, nomeadamente as proporções de diferentes tipos de alimentos, nutrientes e as suas funções no organismo. Discutem-se questões relacionadas com a alimentação saudável:

  • O que se entende por alimentação saudável? No teu dia-a-dia alimentas-te de forma saudável?
  • Para ser considerada saudável, a alimentação deve ser variada. Concordas com a afirmação? Explica porquê.
  • Existe alguma relação entre as calorias ingeridas diariamente e uma alimentação saudável?

Introdução da atividade

Divide-se a turma em grupos de 4 alunos e explicam-se as tarefas a realizar no supermercado: escolher alimentos para um pequeno-almoço, almoço e lanche saudável e analisar as embalagens da zona da fruta e legumes.

Desenvolvimento da atividade

Os responsáveis do supermercado recebem os alunos à entrada do mesmo e explicam o seu funcionamento.

De seguida, os alunos deslocam-se para uma sala onde se explicam as tarefas a realizar dentro do supermercado, distribuindo-se todos os materiais necessários à sua realização. Com suporte a alguns alimentos disponíveis no supermercado como, por exemplo, pacote de leite e batata frita, o nutricionista convidado para acompanhar esta atividade apresenta, explora e discute o descodificador de rótulos.

Image
fdasd
Descodificador de rótulos

Apresenta-se aos alunos a folha de cálculo criada para servir de suporte à atividade. Pede-se aos alunos que circulem pelo supermercado com uma cesta para recolher os alimentos de entre duas opções apresentadas para cada refeição. os alunos devem selecionar a opção mais saudável tendo por base o descodificador de rótulos.

Image
fdgf
Folha de cálculo de suporte à realização da atividade

O nutricionista e as docentes acompanham os diferentes grupos e discutem as opções a selecionar, questionando os alunos sobre outros produtos disponíveis no supermercado.

A folha de cálculo permite também a recolha de informação sobre as embalagens dos alimentos. Na zona das frutas e legumes, os alunos devem recolher informação sobre:

  • Designação
  • Rubrica
  • Tipo de material da embalagem
  • Massa da embalagem em gramas
  • Estimativa de unidades expostas
  • Total da massa das embalagens expostas
Image
ffes
Exemplo de produtos a inserir na folha de cálculo

Nesta tarefa, um responsável pelo supermercado apoia os grupos no preenchimento da folha de cálculo.

Em sala de aula e com auxílio do nutricionista, os diferentes grupos partilham as experiências, aprendizagens adquiridas e os resultados das obtidos através da recolha e análise de dados.

Promove-se a discussão entre os grupos, comparando resultados e solicitando justificações do ponto de vista nutricional e de desenvolvimento sustentável no que toca à redução de produtos embalados.

Conclusão da atividade

Entrega-se o guião do aluno e solicita-se a sua resolução individual, corrigindo-o no final em grande grupo.

 

Essential learnings
Evidence / Student action
  • Relacionar a existência dos nutrientes com a função que desempenham no corpo humano […].
  • Resposta à questão 2.1 do Guião do Aluno.
  • Elaborar algumas ementas equilibradas e discutir os riscos e os benefícios dos alimentos para a saúde humana.
  • Resposta à questão 2; Discussão em grande grupo acerca da mesma, bem como com o nutricionista.
  • Interpretar informação contida em rótulos de alimentos familiares aos alunos.
  • Análise de diferentes produtos disponíveis no supermercado com recurso ao descodificador de rótulos.
  • Recolher, organizar e representar dados recorrendo a tabelas de frequência absoluta e relativa, […], e interpretar a informação representada.
  • Preenchimento da folha de cálculo com informações sobre packaging e nutricionais dos produtos escolhidos.
  • Resolver problemas envolvendo a organização e tratamento de dados em contextos familiares variados e utilizar medidas estatística (média, moda e amplitude) para os interpretar e tomar decisões.
  • Recolha e organização de dados sobre packaging através da folha de cálculo. Resposta à questão 2, da parte II, do Guião do Aluno.
  • Comunicar raciocínios, procedimentos e conclusões, utilizando linguagem própria da estatística, baseando-se nos dados recolhidos e tratados.
  • Discussão sobre as diferentes opções escolhidas (pequeno-almoço, almoço e jantar) do ponto de vista nutricional e dos custos associados com o nutricionista.

DGS. (2022). Descodificador de rótulos. Acedido em https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/descodificador-de-rotulos/ em 30 de junho de 2022

Hoje tiveste oportunidade de observar e analisar uma grande diversidade de produtos alimentares que consomes no teu dia-a-dia. Analisaste diferentes opções para um pequeno-almoço, almoço e lanche saudáveis, usaste um descodificador de rótulos para descobrir qual é “o alimento mais saudável”, verificaste os nutrientes que compõem os diferentes alimentos e estimaste a quantidade de embalagens de certos alimentos. Lê as questões seguintes, responde às mesmas e torna-te um cidadão mais informado em termos alimentares!

Image
gfdgrde

Parte 1

1.  Descreve uma boa opção para um pequeno-almoço saudável. Justifica.

1.1 Faz uma estimativa de custos desse pequeno-almoço saudável.

2. Descreve uma boa opção para um almoço saudável. Justifica a tua opção e compara-a com o do Prato: Alimentação Saudável.

Image
ddf
Copyright © 2011 Harvard University Para mais informações sobre o Prato: Alimentação Saudável, consulte The Nutrition Source, Department of Nutrition, Harvard T.H. Chan School of Public Health, http://www.thenutritionsource.org and Harvard Health Publications, health.harvard.edu

2.1 Quais são os nutrientes do almoço saudável que escolheste? Qual é a função de cada um deles?

2.2 Qual é a estimativa de custos desse almoço?

3. Descreve uma boa opção para um lanche saudável. Justifica.

3.1 Qual é a estimativa de custos desse lanche?

4. Apresenta em grande grupo os teus resultados para as três refeições do dia analisadas.

 

Parte 2

Na visita ao supermercado tiveste oportunidade de observar diversos produtos cujas embalagens se tornarão resíduos. Este é um problema quando pensamos na escala que poderá atingir e a poluição que originará. Será este um problema com solução? Responde às questões seguintes e discute com o teu professor as propostas a apresentar.

1. Depois de analisares os diferentes produtos na zona das frutas e legumes, calcula a massa de embalagens (resultante de estimativas totais) usadas durante um mês e durante um ano.

2. Propõe alternativas à venda dos produtos analisados tendo em conta a redução do número de embalagens.

Image
421