Academi@ STEM no ENEC_2024
Nos passados dias 18, 19 e 20 de janeiro, a Academi@ STEM Mangualde participou no Encontro Nacional de Educação em Ciência (ENEC) que decorreu na Universidade da Beira Interior, na Covilhã.
A Academi@ apresentou uma comunicação intitulada "A abordagem STEM como via para a promoção de competências preconizadas no Perfil dos Alunos", tendo o feedback dos participantes nessa comunicação referido como aspetos positivos o modelo criado em Mangualde, isto é, a criação de equipas multidisciplinares que potenciem uma melhoria dos processos de ensino-aprendizagem.
Das palestras, mesas redondas, comunicações orais e pósteres, bem como da nossa reflexão, resultam algumas assunções como:
- Para o desenvolvimento de competências como as preconizadas no Perfil dos Alunos, por exemplo, pensamento crítico e criativo, é fundamental (i) Principiar a sua promoção desde os primeiros anos de escolaridade; (ii) Intencionalmente, adotando para tal uma concetualização; (iii) Gradualmente e de acordo com o potencial e contextos dos aprendentes; (iv) Explicitamente identificando claramente as dimensões do pensamento crítico a promover; e (v) Sistematicamente ao longo de toda a escolaridade obrigatória e da vida. (Prof. Rui Vieira, embaixador da Academi@ STEM Mangualde, na sessão plenária intitulada "Sessão Plenária: Pensamento Crítico na Educação: Estratégias para a sua Promoção desde o Ensino Básico ao Ensino Superior"). Neste sentido, abordagens CTS, STEM ou outras similares só obterão "resultados" no desenvolvimento de competências se se Principiar a sua promoção, se os trabalhos propostos aos alunos tiverem Intencionalidade educativa baseada em quadros teóricos, se for gradual e adequada ao nível dos alunos, se for Explicitamente orientada para, p.e., capacidades de pensamento crítico, se tal trabalho se realizar Sistematicamente. Não haverá resultados com uma experiência anual!
- A adoção de "Tecnologias" para a educação deverá estar ao serviço do processo educativo e não o contrário. Isto é, não se adquire/adota uma "Tecnologia" para em seguida se forçar ou moldar práticas educativas. É fundamental pensar e planificar atividades concretas, analisando as necessidades tecnológicas que a implementação destas exigem e adotar as mesmas em consonância. Subverter esta lógica é estar ao serviço da Tecnologia! Uma boa reflexão que o professor Bernardino Lopes, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, nos trouxe na mesa-redonda intitulada "Tecnologias Educativas para a Ciência e para a Cidadania"!
- O Centro de Ciência Viva de Estremoz apresentou-nos um trabalho extremamente interessante sobre a emergência planetária e que nos obriga a refletir sobre as nossas opções e ações diárias, bem como na adoção de práticas que incluam os temas prementes (podem consultar um exemplo de recurso, muito interessante, no seguinte link: http://www.ccvestremoz.uevora.pt/sustentabilidade/tempo-esta-a-contar/contadores_populacao_2023.html)
- Do evento verificamos que não existem em curso projetos com a natureza da Academi@ STEM Mangualde, onde se trabalha a localização do currículo de forma articulada, com envolvimento de parceiros locais (tecido empresarial) e outros (Universidade Católica de Viseu e DGE), peritos, com o desenvolvimento de atividades STEM autênticas desde o pré-escolar até ao 9.º ano, com a promoção do desenvolvimento profissional docente em diversas áreas e, ainda, sugestões para dinâmicas de organização e gestão escolar, como poderá ser consultado em: https://academiastemmangualde.pt/pt/o-que-fazemos