A Academi@ STEM Mangualde, no final de janeiro, apresentou os seus projetos em Londres. João Fernandes, consultor externo da Academi@, disseminou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido junto de especialistas na área de educação.
Especialistas de renome, nomeadamente, Arthur Galamba, vice-diretor do King’s Brazil Institute, Lecturer em Science Education, Fundador e co-Chair do Executive Board do STEM Education Hub (Brazil-UK), King’s College London, Catarina Correia, Lecturer em Educação no Institute of Education, University College London e Leslie Whyte-Venables, Regional Network Lead London, National STEM Learning Centre and Network, teceram algumas considerações sobre os projetos da Academi@ STEM Mangualde.
Os especialistas deram um feedback positivo, considerando o projeto interessante e original. Das respetivas áreas de especialidade fizeram algumas sugestões gerais, como tornar as atividades mais “equitable” para minorias através do desenvolvimento da literacia emocional, em particular através do trabalho de grupo, desenvolver a componente de avaliação formativa, eventualmente através de “learning landscapes”, usar prática simulada com professores para desenvolvimento de inquiry based science education (IBSE) e “descolonizar o currículo”.
No caso do STEM Learning, as iniciativas STEM Ambassadors, Enthuse Partnerships e Science Learning Partnerships podem também trazer ideias para o projeto, nomeadamente através das funções dos embaixadores, do modelo de empresas na promoção do sucesso e inovação educativa e da contextualização da formação de professores.

A Academi@ STEM demonstrou para além-fronteiras o trabalho relevante desenvolvido no setor da educação que está a ser implementado no Município de Mangualde.