Academi@ STEM Mangualde organiza atividades STEM para alunos e encarregados de educação do 3.º ciclo do AE de Mangualde

Nos passados dias 28 de setembro, 3 e 4 de outubro, a Academi@ STEM Mangualde desenvolveu e dinamizou, duas atividades STEM (interdisciplinares) para alunos e encarregados de educação do 3.º ciclo, do Agrupamento de Escolas de Mangualde.

No dia 28 de setembro dinamizou-se a atividade STEM de abertura do ano letivo para as turmas do 9.º ano do AE de Mangualde, no auditório da Biblioteca Municipal de Mangualde.

Alunos, encarregados de educação e professores participaram numa atividade dinamizada pela Professora Maria José (Universidade Católica Portuguesa de Viseu – entidade parceira da Academi@) com o título “Microbioma: o equilíbrio perfeito”.

Esta atividade trouxe, entre outros, a oportunidade dos participantes observarem e aprofundarem conhecimentos sobre microrganismos.

Nos dias 3 e 4 de outubro, os alunos do 7.º ano e respetivos encarregados de educação, do AE de Mangualde, participaram na atividade STEM “Sessão noturna de observação de astros”.

A planificação desta atividade está disponível no site da Academi@ STEM Mangualde em: https://academiastemmangualde.pt/3c-7a-01 ou, no Volume II da obra publicada, disponível de forma gratuita, com versões em português e inglês, em: https://academiastemmangualde.pt/publicacoes

Todas as atividades da Academi@ STEM Mangualde são enquadradas curricularmente, explorando-se assuntos relacionados com a Matemática, Ciências Naturais e Físico-Química.

O feedback de todos os envolvidos foi extremamente positivo. Salientamos um comentário de um encarregado de educação envolvido: “Trabalhar de forma interdisciplinar atrai os alunos, dando um significado à aprendizagem.”

Para mais informações: www.academiastemmangualde.pt