Apresentação do trabalho em desenvolvimento foi valorizado pelos participantes da iniciativa, resultando em abordagens para projetos conjuntos futuros.
A Academi@ STEM Mangualde, nos dias 11 e 12 de maio, participou no evento internacional “Educating the Educators IV: STEM & Open Schooling for Sustainability Education”, no Naturalis Biodiversity Center, em Leiden, Holanda, no qual partilhou o trabalho implementado e em desenvolvimento pela Academi@.
O evento teve como objetivo discutir e refletir sobre a implementação e alargamento de abordagens de ensino inovadoras na educação STEM, designadamente, sobre questões ambientais. A iniciativa decorreu em formato de palestras e workshops, potenciando a partilha de materiais didáticos e a discussão sobre as estruturas necessárias para inovar a educação STEM.
A Academi@ STEM Mangualde apresentou um póster relacionado com o trabalho em curso, ao nível do desenvolvimento curricular e profissional, disponível para consulta aqui. Na apresentação do mesmo, discutiu-se o modelo da Academi@ e todas as dimensões a que dá resposta, com Arjen Wals (Wageningen University, The Netherlands), com responsabilidades sobre políticas sociais na UNESCO, tendo este valorizado vários aspetos relacionados com a Academi@, nomeadamente, a existência e o papel crucial da Equipa Pedagógica de Inovação, as parcerias (p.e., Direção-Geral da Educação, Ensino Superior, empresas, embaixadores), a exploração de assuntos ligados a problemáticas reais com impactos na sustentabilidade do planeta, sobretudo de cariz local, o desenvolvimento curricular local, sobretudo de forma recorrente, sendo este um trabalho “difícil de encontrar nas escolas”.
Estes assuntos foram, também, explorados durante o decorrer do evento com investigadores e professores, provenientes de diversos países (Holanda, Áustria, Noruega, Espanha, Alemanha, Israel, Suécia, República Checa, Malta e Turquia), quer ao nível do desenvolvimento do trabalho STEM na Academi@, bem como a educação STEM nesses países. A generalidade valorizou o trabalho em desenvolvimento, particularmente, o esforço no desenvolvimento de materiais de suporte para alunos e professores (e a disponibilização destes de forma gratuita), a existência de uma equipa que apoia o trabalho do professor, assim como a exploração de atividades STEM curriculares. Este último aspeto é o que diferencia a Academi@ da generalidade dos trabalhos apresentados pela maioria dos países.
Destas discussões resultaram abordagens preliminares para a Academi@ STEM de Mangualde integrar projetos conjuntos futuros, participar em conferências e o desejo dos participantes do evento visitarem o Agrupamento de Escolas de Mangualde, para observarem os diferentes trabalhos em desenvolvimento no âmbito da Academi@.
Globalmente, as principais orientações de uma abordagem STEM apresentadas no evento, alinhadas com os objetivos para o desenvolvimento sustentável e o imperativo desenvolvimento de competências essenciais para o séc. XXI corroboram e, de certa forma, validam o caminho que a Academi@ STEM Mangualde tem percorrido desde abril de 2018.