Nos passados dias 19 e 21 de abril, as turmas do 8.º ano do Agrupamento de Escolas de Mangualde tiveram a oportunidade de ter uma atividade STEM nas instalações da Felmica. A dinamização da atividade foi realizada por elementos da empresa, juntamente com as professoras das respetivas turmas.
Nesta atividade, intitulada “Ouro branco – o lítio, de Mangualde para o mundo?”, os alunos exploraram as diferentes etapas que compõe o processo de exploração e tratamento de recursos naturais explorados pela Felmica, designadamente, quartzos e feldspatos. Ao longo da visita mobilizaram aprendizagens respondendo a diversas questões num guião em formato digital (Google Forms).
A atividade encontrava-se dividida em 3 partes. Na parte 1 – visita à Felmica – foram explorados os seguintes conteúdos:
- Recursos naturais explorados pela Felmica
- Utilização e consumos de água
- Poluição (libertação de CO2) associada à frota de camiões da Felmica
- Medição de ruído
Na segunda parte da atividade – em sala de aula – os alunos continuaram a resolver o guião do aluno, focando-se nos seguintes aspetos:
- Recursos naturais e a sua aplicação na sociedade
- Gestão sustentável da água
- Offset de emissões de CO2
- Som e as suas implicações no trabalho
A terceira e última parte culminou na organização e preparação de um debate em torno da questão de problema de partida. Tratou-se de uma atividade STEM que partiu de uma problemática relevante para a sociedade, atual e real, tendo como objetivo principal desenvolver aprendizagens essenciais relacionadas com os assuntos referidos e o desenvolvimento de competências que serão úteis ao longo da vida como a argumentação, resolução de problemas, trabalho colaborativo, comunicação, entre outras.