Atividade STEM, em parceria com o ISEC, explora a reintrodução de trutas no Rio Dão

No âmbito da Academi@ STEM Mangualde, uma iniciativa pioneira de promoção da educação científica e tecnológica, foi realizada uma atividade interdisciplinar em parceria com o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC). Sob a questão-problema “Será possível (re)introduzir trutas no Rio Dão?”, alunos do 8.º ano e do 1.º ano da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do ISEC, trabalharam de forma colaborativa para investigar a viabilidade de repovoamento de trutas em troços do rio Dão, em Alcafache.
A atividade decorreu em dois momentos principais: a recolha e análise de dados de campo e a apresentação e discussão dos resultados nas Termas de Alcafache.

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Exploração Científica e Tecnológica no Terreno
Os participantes iniciaram a exploração do rio Dão com o auxílio de mapas, vídeos e ferramentas digitais como tablets e sensores científicos. Equipados com medidores de pH, oxigénio dissolvido e temperatura, os alunos
investigaram parâmetros ambientais essenciais para a sobrevivência da truta fário, como a qualidade da água e as condições do habitat.
Com base em dados históricos e nas características biológicas da espécie, os estudantes analisaram a fragmentação dos habitats e os impactos ecológicos no declínio das populações de trutas. Durante o trabalho de campo, recolheram informações em diferentes pontos do rio, avaliando se este cumpre os requisitos para a reintrodução sustentável da espécie.

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Competências Científicas e Currículo Articulado
A atividade destacou-se pela sua integração com várias áreas do currículo escolar, como Ciências Naturais (fatores abióticos e dinâmicas populacionais), Física e Química (caracterização de soluções aquosas e pH) e Matemática (análise estatística de dados). Este enquadramento interdisciplinar permitiu aos alunos desenvolver competências de pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho colaborativo, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada.
Próximos Passos e Apresentação dos Resultados
Os resultados da investigação foram apresentados numa sessão interativa nas Termas de Alcafache, que contou com a participação de alunos do ensino secundário. Este momento foi uma oportunidade para debater soluções práticas de conservação e estratégias para restaurar as condições ambientais do rio Dão, promovendo a sustentabilidade ecológica. O sucesso desta atividade reflete a importância da educação STEM na preparação de cidadãos conscientes e ativos na resolução de problemas ambientais.

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Uma Parceria Promissora
A colaboração entre a Academi@ STEM Mangualde e o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra demonstra o potencial das parcerias entre escolas e instituições de ensino superior na promoção de projetos inovadores. Esta abordagem interdisciplinar continua a posicionar Mangualde como um modelo de excelência em práticas educativas.